segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Flamengo faz história e fatura pela 1. vez o GP Interclubes Feminino.

19/11/2012
São Paulo, SP

Equipe carioca derrotou a Sogipa na grande final por 3 a 2

 O Flamengo escreveu seu nome na história do GP Interclubes de judô feminino. Neste domingo, no ginásio do Pinheiros, as rubro-negras derrotaram as gaúchas da Sogipa na grande final por 3 a 2 e faturaram pela primeira vez a competição. Pelo terceiro lugar, vitória do Minas Tênis Clube sobre as donas da casa.

- No papel o grupo do Flamengo não era mais forte, mas o Grand Prix é coração e todas as meninas entraram com muita garra, além da torcida gritando e nos apoiando. Fico muito feliz em fazer parte disso tudo - disse Érika Miranda, que em 2011 foi campeã pelo Minas Tênis Clube.

Pinheiros derrota o Minas e conquista o GP Interclubes masculino pela quinta vez

Os gaúchos da Sogipa ficaram em terceiro superando os cariocas da Gama Filho

Festa do Pinheiros. Atuando em seu ginásio, os paulistas faturaram pela quinta vez na história (2005, 2006, 2008, 2011e 2012) o GP Interclubes de judô masculino. Neste domingo, na grande final, os donos da casa derrotaram o Minas Tênis Clube por 3 a 2. Na disputa pelo bronze, a Sogipa (RS) superou a Gama Filho (RJ).

O Pinheiros conquistou o campeonato com a vitórias de Charles Chibana (66kg), Felipe Costa (81kg) e Rafael Silva (+90kg). A luta decisiva aconteceu entre Rafael Silva, medalhista de bronze em Londres 2012, e Luciano Corrêa, campeão mundial em 2007.

- O Grand Prix é a vitrine do judô brasileiro e um evento muito disputado. É um feito importante para o clube e estou feliz em ter ajudado o Pinheiros a mais uma vez ser campeão - comemorou Rafael Silva.

O Santo André (SP) foi o quinto colocado, com Jequiá (RJ) na sexta posição. Vitória Sesc Bahia terminou em sétimo, enquanto o São José (SP) acabou em oitavo. Na sequência ficaram Flamengo, Osasco (SP) e Inhumas (GO).

Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista

sábado, 17 de novembro de 2012

Ilias Iliadis chega a São Paulo para defender a equipe do Palmeiras.

17/11/2012
São Paulo, SP


O judoca georgiano naturalizado grego, Ilias Iliadis, desembarcou hoje em São Paulo (SP), onde o bicampeão mundial e campeão olímpico de Atenas, em 2004, fará sua estreia em competições no Brasil, defendo o Palmeiras/Mogi nos Jogos Abertos de São Paulo.

O judoca grego chegou acompanhado de outro gigante dos tatamis, o peso pesado grego, Christus Kelletzian, atual campeão europeu, que também fará sua estreia nos tatamis verde e amarelos defendendo o Verdão no individual, por equipe e no absoluto.

Os judocas vieram ao Brasil acompanhados do empresário grego Heracles Grigoriadis, que em conjunto com Dimitri Karabourniotis, foi responsável pela vinda do campeão olímpico ao Brasil.

Logo em seu primeiro dia no País, Iliadis mostrou que não brinca em serviço e porque há dois anos figura em primeiro lugar no ranking da FIJ, e mesmo após 28 horas de viagem o bicampeão mundial fez questão de conhecer o clube que defenderá e fez um treino com parte dos judocas da parceria Palmeiras/Mogi.

Bastante simpático e solicito, após o treino físico feito no dojô do CAT, o multi campeão grego posou para fotos e deu autógrafo para os mais de 50 atletas que compareceram ao treino de hoje.

Amanhã os judocas gregos vão a Mogi das Cruzes, onde além de conhecer os dirigentes da parceria, farão um treino com os atletas do núcleo Mogi.

Detentor de um dos currículos mais expressivos da atualidade, Ilias Iliadis possui um repertório gigantesco de golpes, e seu tokui-waza é composto pelas técnicas uchi-mata, sode-tsuri-komi-goshi, seoi-nage y ura-nage.

Esta edição dos Jogos Abertos do Interior acontecerá em Bauru, aonde a equipe Palmeiras/Mogi vai à busca de um grande resultado para a cidade da Região do Alto Tietê.

As disputas de judô dos Jogos Abertos acontecerão entre os dias 19 e 21 de novembro, e a competição por equipes ocorrerá no dia 19.

A equipe masculina do Verdão será formada pelos seguintes atletas: Ilias Iliadis, Christus Kelletzian, Diogo Coutinho, Ricardo Jesus, Cristiano Nascimento, Lincom Alfenas e Ricardo Aguiar.

A equipe feminina será composta pelas judocas Riva Coelho, Márcia Evangelista, Débora Souza, Aine Schmidt, Fernanda Pelegrini, Laisa Santana e Ana Carolina Furlan.

No individual masculino o Palmeiras/Mogi tem o time formado pelos judocas Vitor Torrente, 55kg; Vitor Delgado, 60kg; Thiago Espírito Santo; Diogo Coutinho, 73kg;   Lincom Alfenas, 81kg; Ricardo Jesus, 90kg; Cristiano Nascimento, 100kg; Christus Kelletzian,+100kg.                                                                                                                                                       
Já o individual feminino será composto por Natalia Maciel, 44kg; Ana Paula Nobre, 48 kg; Raquel Laurindo, 52kg; Ana Carolina Furlan, 57kg; Laisa Santana, 63kg; Aine Schmidt, 70kg; Débora Souza, 78kg; Riva Coelho + 78.

A disputa do absoluto acontecerá no dia 21 e os representantes do Palmeiras/Mogi serão Christus Kelletzian no masculino e Riva Coelho no feminino.

A comissão técnica do Palmeiras/Mogi para os Jogos Abertos será composta por Paulino Namie, Edson Puglia, Henrique Guimarães e Joji Kimura. Dimitri Karabourniotis é o relações públicas, do Verdão. 

Por Paulo Pinto
Fotos Revista Budô

Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

De olho em 2016, CBJ traz treinadora japonesa para a seleção da entidade.

05/11/2012
Rio de Janeiro, RJ

Yuko Nakano já participa dos treinamentos brasileiros no Mundial por equipes, em Salvador. Ela também vai auxiliar na formação de novos profissionais.

 

 "Bom dia", "Boa tarde" e "Obrigada". É com essas três expressões que a japonesa Yuko Nakano começa a selar uma união promissora com a equipe brasileira de judô. A técnica nascida em uma das maiores potências da modalidade é a nova aposta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para aprimorar a seleção feminina, além de auxiliar as categorias de base e ajudar na formação de novos técnicos.

O trabalho feito pela japonesa de 30 anos com a seleção da Inglaterra no último ciclo olímpico chamou a atenção do coordenador técnico da CBJ. Yuko foi auxiliar técnica da equipe da casa durante os Jogos Olímpicos de Londres. Depois da competição, o treinador brasileiro decidiu convidá-la para trabalhar com a seleção.

- A gente tem intenção de trazer técnicos do Japão e de outros países para conhecer mais profundamente a escola deles. Isso vai facilitar na hora de encarar esse tipo de adversário. Mas a ideia de tê-la aqui não se limita a trabalhar apenas com a equipe principal. Ela tem uma formação pedagógica nos fundamentos do judô muito boa e vai dar suporte desde as equipes de base - explicou o coodenador técnico.

Yuko aceitou o desafio e já está aproveitando o Mundial por equipes, marcado para este fim de semana, em Salvador, para conhecer alguns dos principais atletas da seleção brasileira. Apesar da limitação da língua, a técnica, que será assistente de Rosicléia Campos, já conseguiu sentir o espírito do grupo e dos atletas brasileiros de uma forma geral.

- Eles são excelentes como equipe. Estão sempre juntos, sempre sorrindo, sempre com a cabeça aberta. Durante os treinos, encorajam uns aos outros. É uma excelente atmosfera - disse a técnica, que antes de Salvador só havia conhecido o Rio de Janeiro, no Mundial de 2007.

Depois do Mundial por equipes, a japonesa vai acompanhar o Grand Prix Nacional Interclubes. Em seguida, vai visitar diversos clubes do país para ter uma visão geral do judô brasileiro.

- Estou tentando descobrir como eu posso contribuir com eles. Esse é o meu mês de teste, de tentar descobrir o que posso fazer. Eles já são excelentes, vai ser difícil eu saber como vou poder contribuir - elogiou.

Segundo o coodenador técnico da entidade, só depois desse primeiro mês será possível acertar detalhes contratuais. Mas a ideia é que ela possa trabalhar com a seleção brasileira por dois anos e, se der certo, prorrogar até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Quem é  Yuko Nakano?

Data e Local de Nascimento: 1982, Aichi, Japão
Dan, nivel grau: 3rd Dan
Biografia: Depois de uma carreira de sucesso nas categorias de base no Japão (Junior), Yuko estudou na Universidade de Hiroshima onde ela concluiu o mestrado em educação, Yuko foi treinadora de apoio a Malta no Campeonato Mundial Sênior em 2007 e treinadora de apoio para o Mundial da Grã-Bretanha no programa de desenvolvimento de classe.
 Contato: Email:  Y.Nakano@bath.ac.uk
 
Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

FIJ modifica regras nas categorias Juvenil e Junior.

02/11/2012
Rio de Janeiro, RJ

Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, a Federação Internacional de Judô anunciou algumas mudanças nas categorias Júnior e Juvenil. Dentre elas, as trocas nas idades limites destas classes que serão, respectivamente, de 21 e 18 anos.

- Ganhamos mais um ano para trabalhar estes atletas e, além disso, o judoca chegará mais completo na categoria adulto. Já prevíamos esta mudança e, por conta disto, convocamos para o treinamento de campo em São Luis diversos atletas que estariam em seu último ano na base - disse o coordenador de base da entidade.

Outra mudança, sugerida pelo Brasil, foi a permissão da chave de braço, chamada de Kansetsu Waza, nestas categorias. As novas regras serão implementadas já nos Mundiais de 2013, que acontecem nos EUA (juvenil) e na Eslovênia (júnior).

Divulgação JUDOinforme

Prof. Rocha - Jornalista