segunda-feira, 5 de novembro de 2012

De olho em 2016, CBJ traz treinadora japonesa para a seleção da entidade.

05/11/2012
Rio de Janeiro, RJ

Yuko Nakano já participa dos treinamentos brasileiros no Mundial por equipes, em Salvador. Ela também vai auxiliar na formação de novos profissionais.

 

 "Bom dia", "Boa tarde" e "Obrigada". É com essas três expressões que a japonesa Yuko Nakano começa a selar uma união promissora com a equipe brasileira de judô. A técnica nascida em uma das maiores potências da modalidade é a nova aposta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para aprimorar a seleção feminina, além de auxiliar as categorias de base e ajudar na formação de novos técnicos.

O trabalho feito pela japonesa de 30 anos com a seleção da Inglaterra no último ciclo olímpico chamou a atenção do coordenador técnico da CBJ. Yuko foi auxiliar técnica da equipe da casa durante os Jogos Olímpicos de Londres. Depois da competição, o treinador brasileiro decidiu convidá-la para trabalhar com a seleção.

- A gente tem intenção de trazer técnicos do Japão e de outros países para conhecer mais profundamente a escola deles. Isso vai facilitar na hora de encarar esse tipo de adversário. Mas a ideia de tê-la aqui não se limita a trabalhar apenas com a equipe principal. Ela tem uma formação pedagógica nos fundamentos do judô muito boa e vai dar suporte desde as equipes de base - explicou o coodenador técnico.

Yuko aceitou o desafio e já está aproveitando o Mundial por equipes, marcado para este fim de semana, em Salvador, para conhecer alguns dos principais atletas da seleção brasileira. Apesar da limitação da língua, a técnica, que será assistente de Rosicléia Campos, já conseguiu sentir o espírito do grupo e dos atletas brasileiros de uma forma geral.

- Eles são excelentes como equipe. Estão sempre juntos, sempre sorrindo, sempre com a cabeça aberta. Durante os treinos, encorajam uns aos outros. É uma excelente atmosfera - disse a técnica, que antes de Salvador só havia conhecido o Rio de Janeiro, no Mundial de 2007.

Depois do Mundial por equipes, a japonesa vai acompanhar o Grand Prix Nacional Interclubes. Em seguida, vai visitar diversos clubes do país para ter uma visão geral do judô brasileiro.

- Estou tentando descobrir como eu posso contribuir com eles. Esse é o meu mês de teste, de tentar descobrir o que posso fazer. Eles já são excelentes, vai ser difícil eu saber como vou poder contribuir - elogiou.

Segundo o coodenador técnico da entidade, só depois desse primeiro mês será possível acertar detalhes contratuais. Mas a ideia é que ela possa trabalhar com a seleção brasileira por dois anos e, se der certo, prorrogar até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Quem é  Yuko Nakano?

Data e Local de Nascimento: 1982, Aichi, Japão
Dan, nivel grau: 3rd Dan
Biografia: Depois de uma carreira de sucesso nas categorias de base no Japão (Junior), Yuko estudou na Universidade de Hiroshima onde ela concluiu o mestrado em educação, Yuko foi treinadora de apoio a Malta no Campeonato Mundial Sênior em 2007 e treinadora de apoio para o Mundial da Grã-Bretanha no programa de desenvolvimento de classe.
 Contato: Email:  Y.Nakano@bath.ac.uk
 
Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário