Rio de Janeiro, RJ
Yuko Nakano já participa dos treinamentos brasileiros no Mundial por equipes, em Salvador. Ela também vai auxiliar na formação de novos profissionais.
"Bom dia", "Boa tarde" e "Obrigada". É com essas três expressões que a japonesa Yuko Nakano começa a selar uma união promissora com a equipe brasileira de judô. A técnica nascida em uma das maiores potências da modalidade é a nova aposta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para aprimorar a seleção feminina, além de auxiliar as categorias de base e ajudar na formação de novos técnicos.
O trabalho feito pela japonesa de 30 anos com a seleção da Inglaterra no último ciclo olímpico chamou a atenção do coordenador técnico da CBJ. Yuko foi auxiliar técnica da equipe da casa durante os Jogos Olímpicos de Londres. Depois da competição, o treinador brasileiro decidiu convidá-la para trabalhar com a seleção.
- A gente tem intenção de trazer técnicos do Japão e de outros países para conhecer mais profundamente a escola deles. Isso vai facilitar na hora de encarar esse tipo de adversário. Mas a ideia de tê-la aqui não se limita a trabalhar apenas com a equipe principal. Ela tem uma formação pedagógica nos fundamentos do judô muito boa e vai dar suporte desde as equipes de base - explicou o coodenador técnico.
Yuko aceitou o desafio e já está aproveitando o Mundial por equipes, marcado para este fim de semana, em Salvador, para conhecer alguns dos principais atletas da seleção brasileira. Apesar da limitação da língua, a técnica, que será assistente de Rosicléia Campos, já conseguiu sentir o espírito do grupo e dos atletas brasileiros de uma forma geral.
- Eles são excelentes como equipe. Estão sempre juntos, sempre sorrindo, sempre com a cabeça aberta. Durante os treinos, encorajam uns aos outros. É uma excelente atmosfera - disse a técnica, que antes de Salvador só havia conhecido o Rio de Janeiro, no Mundial de 2007.
Depois do Mundial por equipes, a japonesa vai acompanhar o Grand Prix Nacional Interclubes. Em seguida, vai visitar diversos clubes do país para ter uma visão geral do judô brasileiro.
- Estou tentando descobrir como eu posso contribuir com eles. Esse é o meu mês de teste, de tentar descobrir o que posso fazer. Eles já são excelentes, vai ser difícil eu saber como vou poder contribuir - elogiou.
Segundo o coodenador técnico da entidade, só depois desse primeiro mês será possível acertar detalhes contratuais. Mas a ideia é que ela possa trabalhar com a seleção brasileira por dois anos e, se der certo, prorrogar até os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Quem é Yuko Nakano?
Data e Local de Nascimento: 1982, Aichi, Japão
Dan, nivel grau: 3rd Dan
Biografia: Depois de uma carreira de sucesso nas categorias de base no Japão (Junior), Yuko estudou na Universidade de Hiroshima onde ela concluiu o mestrado em educação, Yuko foi treinadora de apoio a Malta no Campeonato Mundial Sênior em 2007 e treinadora de apoio para o Mundial da Grã-Bretanha no programa de desenvolvimento de classe.
Contato: Email: Y.Nakano@bath.ac.uk
Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário