São Bernardo do Campo, SP
Francisco de Carvalho Filho presidente FPJ
Há menos de vinte e quatros horas de seu início, a Copa São Paulo de Judô já bateu o recorde de atletas inscritos, e os dirigentes prevêem a participação de três mil judocas.
Porém o evento que abrirá o calendário do judô paulista deverá apresentar números expressivos em todos os setores, e isso passa obrigatoriamente pelo número de árbitros e oficiais de mesa, número de áreas de disputa e do pessoal que fará com que a maior competição já realizada no judô do Brasil, aconteça em apenas dois dias.
Francisco de Carvalho Filho, presidente da Federação Paulista de Judô falou sobre o início da temporada. “A Copa São Paulo é a competição que abre o calendário anual de nossa entidade, mas iniciamos a temporada cuidando sempre da área técnica realizando cursos e seminários de arbitragem.
Neste ano realizamos o credenciamento técnico para um número recorde de técnicos e promovemos nosso tradicional realinhamento com as dezesseis delegacias regionais que compõem nossa administração. Com a realização da Copa São Paulo daremos o pontapé inicial as competições desse ano, que tem um significado especial para o desporto por ser um ano olímpico.”
Chico do Judô falou sobre a importância da competição. “É realmente surpreendente saber que já temos mais de 2.800 atletas inscritos, e isso se deve a inclusão da categoria grand máster e por termos aberto a competição para todos estados do país. Mudanças que ocorreram a partir desse ano, e darão maior importância ao certame.”
O dirigente lembrou que a realização do Mundial Máster no Brasil motivou a inclusão dessa categoria. “Este ano teremos o Campeonato Mundial Máster, em Salvador (BA), e foi pensando em oferecer maior preparo aos atletas veteranos que fizemos esta inclusão, mas o resultado está sendo tão expressivo que já decidimos incluir disputas de kata, a partir de 2013.”
Os judocas das categorias menores e sênior têm um atrativo a mais na disputa dessa competição, já que todos os campeões farão parte das seleções paulistas que disputarão o Campeonato Brasileiro, do sub-13 ao sênior.
Chico do Judô lembrou que os maiores clubes do desporto brasileiro participarão da disputa. “A abertura desta competição resultou na participação de atletas do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraíba e Maranhão. Com isso contamos com a participação das maiores forças do judô brasileiro entre as quais destacamos Sogipa/RS, Clube Pinheiros/SP, Minas Tênis Clube/MG, além de Palmeiras, Corinthians e São Paulo.”
O dirigente paulista finalizou destacando a importância das parcerias na realização deste evento “A viabilização de um campeonato dessa magnitude se deve as parceria que temos com a iniciativa pública e privada, entre os quais destacamos o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, MKS/Adidas, Nutry e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.”
Imprensa FPJ
Fotos Paco Lozano/Revista Budô
Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha / Jornalista