sábado, 22 de dezembro de 2012

Ronda Rousey critica o judo e exalta o MMA: Posso ser eu mesma!

22/12/2012
Rio de Janeiro, RJ

Ronda Rousey fez duras críticas ao judô e agora se diz feliz no MMA, onde pode ser ela mesma. 


A ex-medalista olímpica de judô Ronda Rousey migrou para as artes marciais mistas com sucesso e se tornou a primeira lutadora a ser contratada pelo Ultimate Fighting Championship. De acordo com a atleta, o MMA é um esporte mais puro em que as regras não serão alteradas por causa de estilos, como no judô.

“O UFC e o MMA são muito mais puros comparados àquilo tudo. Ninguém mudará as regras do MMA porque eles preferem o estilo europeu ao estilo japonês. Nunca será assim, será o mais próximo de uma luta real e quem quer que vença [a luta], vencerá”, disse ao MMAFighting.

Rousey fez duras críticas às pessoas que lucram naquele esporte apunhalando os atletas pelas costas sem pagar nada a eles. Sobre a sua experiência como judoca, ela disse que passou a vida toda competindo pelo país sem ganhar o suficiente para adquirir um veículo usado.

“Os atletas olímpicos em nosso país são inúteis. Você passa a vida toda tentando conquistar uma medalha e não faz isso para ganhar dinheiro, você faz isso pelo o seu país, pelo o seu orgulho, pela a sua família e não há nada determinado para o que acontecer mais tarde.”

“Não há programa de bolsa de estudos, colocação profissional. Após conquistar uma medalha e ter gasto cem mil dólares, você recebe dez mil, os quais são taxados. Você ganha dez mil por um bronze, quinze mil pela prata e vinte e cinco mil pelo ouro, dos quais você é tributado e recebe um aperto de mão. Eu não podia nem comprar um Honda 2005 com aquilo”, disse.

A lutadora lembrou disputa do campeonato mundial no Cairo, Egito, em 2005, em que ela e outra pessoa tiveram as despesas completamente pagas e outros três atletas tiveram os gastos parcialmente custeados. Onze membros foram enviados na comitiva na primeira classe e se hospedaram em hoteis cinco estrelas com todas as refeições pagas.

“Eles gastaram uma quantia absurda em diversão e eu pensei: diversão para os árbitros? Estou morrendo de fome aqui, não posso comprar um carro. Tudo é gasto de maneira errada e super obscura”, disse.

A invicta artista marcial agora possui uma BMW nova e fará a primeira luta feminina da história do UFC no evento 157, em que enfrentará Liz Carmouche em Anaheim, no dia 23 de fevereiro de 2013, na Califórnia. Ronda afirma que agora possui mais espaço para ser ela mesma do que quando era uma atleta olímpica de judô.

“Com as Olimpíadas você está representando o seu país, então não pode dizer o que verdadeiramente pensa. Sua resposta para tudo é ‘o que você quer? Paz mundial, paz mundial! Gosto de ter liberdade agora especialmente porque as pessoas são acostumadas a isso. Eu tenho uma margem de erro, não tenho de fingir ser qualquer coisa que fui antes.”

“Eu estou apenas sendo quem eu sou. Gosto de ter espaço para erro, ser a garota completamente malvada. Posso de cometer erros, não estou andando por aí dizendo: ‘Eu sou virgem, nunca toquei em álcool’, quando estou com uma garrafa de Jack [Daniels] em um bordel. Posso ser eu mesma e gosto disso. É maneiro”, afirmou.

Divulgação JUDOinforme
Prof. Rocha - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário